Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 25 de novembro de 2008

um árbitro "puxa-saco"

Sesimbra

Realizaram-se, no domingo, no campo do União de Foot Ball Cesimbra (sic), dois jogos. O primeiro foi entre o 1º team do Pátria Foot Ball Club Cesimbra e o 2º team do União, que decorreu muito animado, cabendo a vitória ao Pátria por 7 a 1. A arbitragem esteve a cargo do sr. Adelino José de Carvalho, que, mais uma vez, demonstrou a sua técnica e imparcialidade. O segundo encontro deu-se entre o 1º team do União e um time da Polícia Cívica de Lisboa. A primeira parte do jogo terminou com 5 a 0. Na segunda parte, o grupo visitante conseguiu furar as redes do adversário, tendo a União conseguido, neste tempo de jogo, meter mais um goal, terminando assim o desafio com 6 a 1. O árbitro, apesar de desconhecer as regras do jogo, mostrou-se duma parcialidade a favor do grupo visitante que chegou a indignar a assistência.


(Do jornal O Setubalense, 1927)

Sem comentários: