Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 6 de dezembro de 2008

...depois da euforia, a crise.

Ou dito de outro modo:
Muitos os chamados, mas poucos os escolhidos.
É assim que os anos 30 se apresentam, um pouco por todo o lado. Descrença, desânimo, falta de competição.
Não admira que se tente reformular a competição a nível nacional. A primeira tentativa é de 1934. Seguir-se-á a de 38.
Um pouco do que se verifica por diferentes distritos:

Viana do Castelo em 1931

Em Janeiro, o Notícias de Viana reflecte sobre a crise no futebol, e diz que faz falta haver jogos de campeonato. Logo…

… também por aqui não houve competição nesta época de 30/31.

Existe alguma actividade desportiva, e o futebol tem papel preponderante, como se pode ir vendo ao longo do ano, nas notícias sobre os jogos que se vão efectuando, onde avulta um Vianense-Varzim com 6-3, e uma deslocação a Gaia, onde o FC local é derrotado por este Vianense por 1 a 0.
Em Março, na festa de despedida do húngaro Gencsi Dezso (que irá para Setúbal), tem o Porto como adversário do Vianense, que perde por 4 a 2. No fim deste mês voltará o Vianense a jogar com o Porto, agora para o Campeonato de Portugal, mas perde novamente. No mês seguinte vai a Ovar, disputar um jogo amistoso com a Associação Desportiva daquela vila, e no fim desse mês vai a Braga jogar com o Sporting local. Maio fica para uma deslocação a Fafe, e depois em Viana recebe o Salgueiros. No fim de Maio, o Gil Vicente é visitado em Barcelos, e ganha por 3 a 1.
Finalmente, já em fins de Junho, a 20, recebe o Celta de Vigo, e este vence por 3 a 0.

É movimentada a época, mas competição interna foi coisa não vista.

Vila Real e o futebol dos anos 30

O Notícias de Vila Real, numa das suas edições de Outubro de 1932, dizia na sua Crónica de Desporto:

“… ainda não fomos informados da data da inauguração da época de futebol nesta cidade.
Parece-nos que o popular desporto, que tantos adeptos contava nesta localidade, tende a desaparecer, se um pulso férreo e uma vontade decidida, não surge a levantar o anémico doente…”

A época 1933/34

Em Fevereiro de 1934 o Notícias de Vila Real dava conta de um jogo de estudantes no campo da Forca, entre a Associação Académica do liceu local e a Escola Comercial, e elogiando estes atletas, ia dizendo que os clubes da cidade, com muito maiores responsabilidades, ainda não tinham dado acordo de si, o que deixava antever que a época estava em risco.

Em Março falava-se de uma eliminatória para o Campeonato de Portugal, com jogos entre o Sport Clube e o Mirandela. Vitória daquele em casa por 8-0, e derrota em Mirandela por 2 a 1, com mosquitos por cordas, e armas pelo meio!
Apurado o Vila Real, joga este em casa com o Boavista, a quem vence por 2-1. Apesar do protesto (não atendido, deste), o Sport Clube apresta-se para jogar a 2ª eliminatória com a recepção ao Belenenses, que sai vencedor por 10-1, e sai também o Vila Real deste campeonato. A época encerra-se sem quaisquer competições internas.

Sem comentários: