Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

os anos 30 do futebol em Bragança

Surgiu nos anos vinte, e um pouco por todo o país, o frenesim das provas oficiais de futebol, onde o apuramento local era a base de acesso ao nacional, e, como em todo o Portugal, também Bragança aderiu à moda do futebol.
Fê-lo nos finais dos anos vinte, e por breves momentos, já que 1934 deixava ver a sua suspensão. Só voltaria a agitar-se o meio nos finais de quarenta.

Deste primeiro período, que não ultrapassou 3 épocas (1930/31, 1931/32, e 1932/33), pouco nos ficou, mas, assim mesmo, e cronologicamente, pode dizer-se:

1930/31, concorrem 2 equipas, Sport Lisboa e Bragança e Sport Clube de Mirandela, vencendo este o jogo do título por 6-1. Assim o relatam os jornais Traz-os-Montes e Jornal de Notícias.
Acontece que o jogo foi algo de motivador das gentes de Mirandela, que fretaram um comboio especial, que transportou cerca de 400 pessoas.

Os de Bragança, refeitos da derrota, toca de protestar, e a AF aceita este, e manda repetir o jogo.
Desta repetição, nunca mais se ouve falar.

1931/32 também teve um jogo para definir o campeão. Foi novamente em Bragança, no campo de Santo António, e, de acordo com o Traz-Os-Montes, servia para definir o campeão. Do resultado é que se não tem novas.

1932/33 foi a derradeira época de futebol oficial. Não se encontram dados mais explicítos do que a notícia do Traz-Os-Montes, que, em Julho de 1933, noticia o desafio de beneficência, no campo de S. João de Deus, em Bragança, entre o SL Bragança e o campeão distrital, SC Mirandela.

1933/34 - o jornal cita, a propósito de uma pesada derrota em Zamora, a que o correspondente local do Jornal de Notícias atribui à ausência de treinos atléticos por falta de instalações, e deixa pistas para entender o que seria o panorama do futebol à altura, quando diz a certo passo que “… por mal dos nossos pecados não há nesta cidade um único grupo desportivo legalmente constituído, ou convenientemente preparado….”

Só nos finais dos anos 40 se voltam a sentir movimentações futebolísticas, que levarão ao ressurgir da Associação distrital, em 1953.

Convém deixar aqui expresso que, no período de 1920/1935, vão sendo citadas algumas colectividades no futebol, mas não têm expressão legal, nem actividade regular. Serão equipas de ocasião, pomposamente rotulados de clubes.

Sport Clube Lusíadas
Associação Académica de Moncorvo
Sport Clube de Vila Flor
Dona Chama Sport Clube
Académico Futebol Clube ( o Onze Negro)
Clube de Futebol Os Brigantinos

Sem comentários: