Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 23 de dezembro de 2008

estádio municipal de Chaves, e a extinção do Foot Ball Clube de Chaves

Quando eram intensos os confrontos desportivos na cidade, mercê dos vários clubes aqui radicados, havia falta de local para se jogarem os emotivos jogos. Por isso os clubes passaram a pressionar a Câmara Municipal, visando a construção de um campo de futebol.
Esta acabou por se decidir pela construção de um campo de jogos, colocando a condição de os clubes participarem nos custos de tal empreendimento.
À data desta concretização, apenas existiam dois clubes: o Flávia Foot Ball Club e o Foot Ball Club de Chaves.
Feita a construção do campo, coube a cada clube pagar um pouco mais de 5 contos. Estes últimos não tinham receitas para tão grande encargo, pelo que decidiram realizar uma assembleia-geral para resolver a dificuldade. Perante a impossibilidade de realizar tal capital, deliberaram extinguir o clube, e vender o património (mobiliário sobretudo), pagando assim ao empreiteiro a importância devida. Assim se fez, e o clube desapareceu pelos fins de 1927.
Entretanto, o campo ficou propriedade da Câmara, que o concessionou por 3 anos a um dos dois clubes então existentes, o Sporting Clube de Chaves. O outro era o Atlético Clube Flaviense. O contrato rezava que o clube tinha de realizar as obras de conservação a partir do aluguer do campo, pelo que o Flaviense raramente lá conseguia jogar, dados os encargos elevados. Criou-se uma grande rivalidade, com diversos atritos, que levaram à suspensão do Sporting de Chaves por 2 anos. Por isso, este procurou “alternativas”, glosadas por alguns jornais da cidade, como o “Jornal de Chaves”, afecto ao Flaviense, que em 14 de Junho de 1931 relata:

“No passado domingo, realizou-se no Stadium, um desafio entre o Sporting… perdão o Flávia Sport Club – não confundir com o Flávia Foot Ball Club – e o Velez Club de Orense…”

Eram divertidas e intensas as tricas por aqui.

Sem comentários: