Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Futebol em Vila Real de 1930 a 1940

Não foram pacíficos estes anos. As rivalidades entre Vila Real e Chaves acentuaram-se, e algumas tricas levaram à não realização de campeonatos.

A 20 de Abril, o Jornal de Chaves diz que devia realizar-se no estádio municipal de Chaves a final do campeonato transmontano, entre o Sporting Clube de Chaves e Sport Clube de Vila Real, mas a associação de Futebol havia deliberado que o jogo se fizesse em Vila Real. Claro que os de Chaves não apareceram, o que leva o jornal a dizer (27 Abril) que soubera, “há dias”, que a AF proclamara o SC de Vila Real campeão de Trás-os-Montes. E comentava:
“ o triunfo do favorito foi difícil este ano, mas há todas as esperanças de que para a próxima época triunfem com menos dificuldades, porque os clubes de Chaves não permitirão que a Associação perca tempo a estudar malabarismos, podendo proclamar campeão, sem jogos, o clube que lhe apetecer.”

E na verdade os 2 seguintes campeonatos apenas foram disputados por 2 equipas. O Vitória de Vidago na primeira, e depois o Vasco da Gama, de Vila Real. Em 32/33, o Flaviense juntou-se aos da época anterior, mas depressa recuou.
Em 33/34 não se realizou campeonato no distrito, que só voltaria a ser disputado em 39/40, então com 4 equipas, mas nenhuma de Chaves.

Sem comentários: