Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Leiria e o seu Sportivo Lis

Fundada em 1920, em Leiria, a 1 de Maio, é carinhosamente conhecida pelos “broas”, em contraponto à outra colectividade da cidade, o Leiria Ginásio Clube, fundado em 1921. Estes, pela natureza social dos seus aderentes, eram conhecidos pelos "papo-secos".

Em 1921 foi um dos clubes que esteve na fundação da AF de Leiria. Foi clube eclético, inaugurando mesmo em 1932 uma nova sede, com biblioteca, na rua de D. Diniz. Teve secções de basquetebol, pingue-pongue, natação, mas em 1935 deixou o futebol de competição, não sem antes ter passado pelo Campeonato de Portugal. Em Março de 1932, joga em Leiria com o Bom Sucesso o acesso à eliminatória seguinte, e vence por 3-1. Mas o Bom Sucesso protesta o jogo, e a FPF manda repetir o jogo, que novamente o Ginásio vence pelos mesmos 3-1. Apurado assim, calha-lhe deslocar-se ao Porto para jogar com o Futebol Clube do Porto. Perde por 18-0. Um jornal da cidade, Linha Geral, verbera a direcção, por ter feito a deslocação de autocarro, e quase em cima da hora do jogo.
Muito antes de surgir o futebol organizado, já o Sportivo, como era conhecido, fazia diversos jogos e torneios pelo distrito.
Em 1924 fez um jogo particular na Marinha Grande (O Imparcial, jornal).

Entretanto, o futebol entra em crise na cidade, as equipas escasseiam aqui, o que leva a AF a deslocar-se para as Caldas da Rainha, donde só sairá em 1947, e o Sportivo deixa o futebol. Passa a privilegiar o basquetebol, actividade que se torna então principal em Leiria.

Sem comentários: