Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Leiria, ano 3

A Associação distrital de futebol fora criada em 1929. O seu nome original era Associação de Futebol de Leiria e Liga de Atletismo. Existem algumas colectividades um pouco por todo o distrito, mas ou estão dispersas, ou não dispõem de campo. Por isso que não sejam muitos os clubes aderentes às provas oficiais.

Em 1931/32 a época começa com a Taça Iniciação, torneio de futebol organizado pela AF, e que, de acordo com o jornal Linha Geral, tem inscrições abertas até ao dia 3 de Novembro desse ano de 31.
Apenas se inscrevem 4 equipas. 2 na entendida zona norte, o Ginásio Sportivo Lis e o Atlético Clube Marinhense, e 2 na designada zona sul, que compreendia o Caldas Sport Clube, e o Sport Clube Escolar Bombarralense. Os primeiros jogos têm lugar a 15 de Novembro.

Na Marinha Grande, o Marinhense vence o Sportivo por 8 a 0, e, no Bombarral, o Bombarralense vence, por 2 a 1, o Caldas.
A 29 de Novembro será a final entre os vencedores. Joga-se em Leiria, no campo do Parque (do Leiria Ginásio Clube), e o resultado é favorável ao Marinhense por 2-0.

A 20 de Dezembro começa o campeonato distrital. Participam:

Zona Norte

- Atlético Clube Marinhense
- Gimnásio Sportivo Lis
- Grupo Desportivo da Empresa de Cimentos Lis

Zona Sul

- Caldas Sport Clube
- Sport Clube Escolar Bombarralense

A final do campeonato, entre vencedores da zona norte e sul (Marinhense e Caldas), terá lugar a 10 de Outubro de 1932, já na época seguinte. O Marinhense ganha, pois o Caldas desiste.

Sem comentários: