Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O Lusitano de Évora e o campo Estrela

Este campo começa por ser do Ateneu de Évora, e torna-se um dos poucos terrenos de jogo na cidade. Posteriormente passa para outra instituição da cidade, que não se dedica ao futebol, mas que faculta a sua utilização, por aluguer. A Juventude constrói o seu recinto de jogo, o Sanches de Miranda, e o Lusitano procura um campo. Acaba por ser o Estrela, conforme anuncia o Diário de Notícias em 10 de Janeiro de 1931 (página 7)

Novo campo de jogos em Évora

Évora, 5 – Pelo Lusitano Gimnásio Clube, foi adquirido, por compra, parte do antigo ferragial denominado Estrela, a fim de nele construir o seu campo de jogos.
Esta aquisição, que há já algum tempo andava a ser tratada, só hoje ficando concluída, causou bastante contentamento entre os associados do popular clube eborense.

Sem comentários: