Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 29 de novembro de 2008

Sesimbra nos anos 20

Desde 1921, ano em que se realizou um Campeonato de Portugal, que muitos sonharam em tomar parte nos vindouros. Por isso que em alguns distritos mais dinâmicos se tenham organizado associações, que promoveram campeonatos que pretendiam ser abrangentes, mas que razões financeiras (deslocações, sobretudo) condicionam. Por isso que se assista a campeonatos locais, eliminatórias distritais de classificação para o Campeonato de Portugal. É neste contexto que surgem as Ligas, entidades concelhias que organizam e promovem o futebol nessas localidades afastadas das sedes do distrito, e onde existem vários clubes. Mas em 1929 essas ligas são extintas, e dão lugar aos núcleos, que, mantendo o mesmo objectivo, estão subordinados à associação distrital, e elegem os (ou os) representantes para o campeonato distrital, que sucede na época aos campeonatos locais. Uma complicada estrutura, que os anos 30 irão corrigir.

Em Setúbal, a revista Recreio e Sport, que se publica em Sesimbra, dá conta (1 de Novembro de 1928) que as Ligas (Barreiro e Almada) foram extintas, e os respectivos núcleos criados. E diz ainda que, se os clubes de Almada se inscreverem, Sesimbra far-se-á representar por dois dos seus clubes:
O Vitória Futebol Clube Sesimbrense e o União Futebol de Sesimbra (nesta altura, o outro clube da terra, o Pátria Futebol Clube, embora activo noutras modalidades, tinha abandonado o futebol, essencialmente por falta de jogadores).

Sem comentários: