Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 29 de novembro de 2008

Elvas e o seu futebol

Pelos anos de 1930, o entusiasmo pelo futebol é grande por estas paragens. Mas os meios são escassos, e usualmente os campeonatos distritais, disputados nas cidades capital, não ficam acessíveis aos clubes fora daquelas. Por isso que a tendência seja para a não filiação, o que não significa contudo falta de actividade. De certo modo é o que nos permite deduzir uma local do jornal “Elvas Sportiva”, que, em 16 de Janeiro de 1930, dá conta da convocação da Câmara Municipal aos 4 clubes da cidade (CF Os Elvenses, Sporting Clube Elvense, Sport Lisboa e Elvas, e Comércio e Indústria), para se definirem custos e tempos de utilização do Stadium Municipal, recentemente construído.

Pela leitura do mesmo jornal ficámos a saber que não existe campeonato, mas organiza-se uma Taça António Picão Caldeira, que, em poule todos contra todos, faz as vezes daquele. Nesse ano, a tabela ficou assim ordenada, após o último jogo em 15 de Junho.

Sport Lisboa e Elvas, 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 10 golos marcados e 10 golos sofridos, 9 pontos.

Sporting Clube Elvense, 2 vitórias, 2 derrotas, 10 golos marcados e 0 golos sofridos, 8 pontos.

Clube de Futebol Os Elvenses, 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas, 6 golos marcados e 6 golos sofridos, 7 pontos.

Sem comentários: