Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Matrena - futebol em estreia


É em 1937 que a Casa de Pessoal da Fábrica de Papel da Matrena, em Santa Cita, Tomar, decide criar um grupo desportivo. Logo na época 1937/38 concorre ao distrital de Santarém, jogando a zona norte, na companhia dos outros 2 clubes de Tomar, o Sporting e o União, a que se juntam o Tramagal e o Operário de Alcanena.

No jornal A Cidade de Tomar, podemos ler em 10 de Outubro de 1937:

“Estão quase concluídas as obras do campo de jogos deste jovem e simpático clube desportivo do lugar de Santa Cita.
Segundo nos consta, este excelente campo de jogos ficará sendo um dos melhores do distrito, pois vai possuir todos os requisitos indispensáveis aos desportistas, e comodidades para o público, devendo na presente época realizarem-se ali desafios de futebol, do campeonato.
Também nos consta que o seu time de honra, de futebol, está treinando com afan, no sentido de obter bons resultados no decorrer do campeonato, e espera contar com o concurso de dois bons jogadores da capital.
Estão em organização as secções de basket-ball e hand-ball”.

Sem comentários: