Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um perfil helénico em Santarém

Nesta época apenas houve uma zona. A AF decidiu alterar os regulamentos, numa AG em 7 de Outubro, determinando que a final do campeonato distrital fosse sempre em Santarém.
Os clubes da Zona Norte não concordam, e propõem campo neutro, o que não é aceite. Decidem então não se inscrever no distrital, organizando um torneio entre eles, a que concorrem:

GD Matrena
Sporting de Tomar
União de Tomar
União do Entroncamento
Tramagal SU
CF Os Chamusquenses
GD Abrantes

Venceria o Sporting, com 31 pontos, em 9 vitórias, sendo segundo o Tramagal, a 1 ponto. Fechou a tabela o Chamusca, que desistiu após 9 dos 12 jogos previstos.
Entretanto, nesta mesma AG, foi decidida a admissão dos clubes de Alhandra e Vila Franca, que no campeonato seguinte formaram a zona sul.

2 comentários:

Anónimo disse...

A que epoca este post se refere?

victor sousa disse...

38/39