Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Os "Unidos" de Lisboa

De acordo com o jornal desportivo de Coimbra, A Voz Desportiva, de 7 de Agosto de 1939, o facto mais relevante da época que então se iniciava passava pelo aparecimento deste “novo” clube. Dizia o jornal:

“ A grande novidade da próxima temporada é sem dúvida a estreia, no campeonato de Lisboa, de um novo “team”, o Unidos Futebol Clube, designação adoptada pelo Desportivo da “Cuf”. Foi uma saída, e embora o novo nome não tenha sido dos mais simpáticos, dois aspectos se mantêm. O valor da colectividade que se afirma disposta a marcar posição de relevo no desporto português, e as 3 iniciais que fizeram neste espaço de tempo “dois clubes”; de CUF passa a UFC. Coisas da bola.”

(Passados 3 ou 4 anos, já se volta a encontrar o Grupo Desportivo da Cuf. O mesmo sucedeu com outra colectividade do mesmo nome, e também ligada à mesma empresa, que no Porto jogava os distritais e a promoção).

Sem comentários: