Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como nasceu o Famalicão

Em 1931 nascia o Futebol Clube de Famalicão.
José Alves Marinho (Bezerra) pagou o arrendamento do terreno de jogo, mil escudos ao ano, e os irmãos Portela contribuíram com as balizas (Floriano), e com os gradeamentos (Ildebrando).

O governador civil de então foi quem assinou, por essa época, os estatutos do clube. Mas tudo era sacrifício. Uma bola custava 70$00, e as deslocações eram um quebra cabeças. Quando a saída era para Barcelos, tocava a cada jogador pagar 7$50 para a viagem de ida e volta de camioneta.

Isto, e muito mais, conta o sócio fundador José Marinho, que acrescenta que o clube nasceu verde, mas em 1938 passou a azul.

Sem comentários: