Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A introdução do futebol em Famalicão

contada por Amadeu Mesquita, sócio nº 1 e membro desde 1950 da Assembleia Geral da AF de Braga, na revista comemorativa do clube, publicada em 29 de Junho de 1963.

Há meio século que começou a praticar-se futebol na nossa vila – recordava a fresca memória da sexagenária figura. E prosseguiu:
Éramos 11 irmãos. Tinha visto jogar futebol no Porto. Comprei uma bola, e improvisámos um campo na eira da nossa Quinta da Barberia, a um quilómetro do centro da vila, na estrada que dá para Guimarães. Do quarto de banho da casa fazíamos os balneários. O nosso clube chamava-se Bairrista Foot Ball Club. Depois de cada desafio, as duas equipas confraternizavam num lanche. E alguns dos nossos jogadores só regressavam à vila na 2ª feira. Estagiavam na nossa quinta. Até que às tantas houve dissidência. Alguns dos nossos componentes zangaram-se com os Mesquitas, e foram para Freião (1), enquanto nós trocávamos a eira por uma bouça…

(1) – era aqui o Grupo Desportivo Famalicense

Sem comentários: