Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Os Caixeiros de Tomar

Tomar é terra de futebol precoce. Muito cedo surgem na cidade diversos clubes que dedicam ao futebol toda a sua atenção.

Uma dessas colectividades é a União de Foot Ball dos Caixeiros de Tomar, criada em 1914. A colectividade foi crescendo e fazendo diversos jogos com outras colectividades então surgidas, como foi o caso do Sporting, em 1915. Surgem, entretanto, o Operário FC, e, em 1919, o Vitória Futebol Clube. Em 1922 detecta-se um Sport Clube Estrela, mas que não chega às primeiras competições da Liga Tomarense, entretanto criada.

Em 1922 o jornal Ecos de Tomar (31 de Janeiro) comentava que na União dos caixeiros se digladiavam duas correntes por causa do nome do clube. Uma delas, a dos caixeiros, queria sustentar o nome da colectividade à viva força, mas a outra, a dos operários, não querendo representar aquilo a que não pertencia, queria que o clube fosse “Comércio e Indústria”.

O jornal exortava o clube a resistir, e aconselhava os operários a irem para o clube que tinha o seu nome. Mas em 23 de Fevereiro desse ano de 1922, a AG decidiu, por larga maioria dos votos, que o clube passasse a designar-se por União de Futebol Comércio e Indústria de Tomar.

Sem comentários: