Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 20 de março de 2009

AF Ponta Delgada – um interregno de três anos

1942/43 a 1944/45

Devido à deliberação dos órgãos dirigentes do Liceu Antero de Quental, o campo de futebol desta Instituição deixará de ser utilizado pelas colectividades desportivas filiadas na AF de Ponta Delgada.
Assim sendo, e à mingua de recinto desportivo, o campeonato de 1942/43 não se realiza.
Tenta a AF a cedência do antigo campo de futebol Açores, na dependência de uma Entidade do Estado, mas as exigências desta cedência (10% da receita bruta, impossibilidade de executar quaisquer alterações, incluindo balneários, e entrada gratuita a todos os funcionários e familiares) colocam esta hipótese fora de causa.
Entretanto, alguns jogos particulares, poucos, e com agrupamentos militares, vão tendo lugar nas instalações militares do G.B.O. Campo de S. Gonçalo é o nome que posteriormente darão a este recinto de jogo. Os clubes filiados vão tentando manter a actividade, e então jogam com frequência nos Arrifes, no campo da Casa do Povo. Mas a época de 1943/44 surge, e não se vêem perspectivas de arranjar campo que permita a organização de campeonato local. Só a 13 de Fevereiro se organiza um jogo oficial entre 2 dos clubes filiados, e por especial deferência dos militares. A época está perdida.
Uma nova direcção da AF é eleita, e tenta chegar a um entendimento para a utilização do campo Açores, o que consegue. Mas há que fazer obras, e estas só ficam concluídas em 22 de Abril de 1945, quase 3 anos depois do último jogo de futebol oficial. Organiza a AF um torneio relâmpago, a que se segue um torneio de preparação com os 5 clubes filiados, que só termina já em Junho. Mais uma época, a terceira, sem campeonato distrital.

Sem comentários: