Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aveiro 1924

Foi em 1924 que os diversos clubes existentes entenderam adequado criar uma associação distrital de futebol.

 Então em Setembro reúnem-se no Clube Galitos os diferentes delegados dos clubes, que em sucessivas reuniões estabelecem os Estatutos e os Regulamentos das provas. Fica a presidir Mário Duarte (pai). Abrem-se as inscrições e são 10 os clubes que se perfilam em 1ªs categorias. 13 estão nas segundas, e 6 nas terceiras.

Como a Associação estabelece que serão cinco os clubes no campeonato principal, determina-se um campeonato de Iniciação para escolher 2 clubes, que se juntarão aos isentos, Galitos, Beira Mar e Espinho.

 

Iniciada a prova, logo surgem diversos contratempos. Jogos adiados, suspensos, protestados. Então a assembleia-geral decide anular a prova de Iniciação, a jogar em eliminatórias. Organiza o campeonato distrital que será dividido em zonas e séries.

 Nas primeiras categorias estão:

- Associação Desportiva Ovarense

- Associação Desportiva Sanjoanense

- Clube Galitos

- Sport Anadia

- Sport Clube Beira Mar

- Sport Clube Cocujanense

- Sporting Clube de Bustelo

- Sporting Clube de Espinho

- Sporting Clube Oliveirense

- União Desportiva Oliveirense.

 As terceiras categorias apresentam um Sport Clube D’Ovar, sendo que o Paços de Brandão Futebol Clube joga as segundas.

 Entretanto a época seguinte não foi tão participada. Apenas se inscrevem 5 clubes em primeiras, embora o Beira Mar venha a desistir. Não tinha campo, e o de S. Domingos foi alugado pelo Galitos. Ofereceu 5 contos por ano, em contraponto aos 40% brutos por jogo que o proprietário queria. Mas a repercussão no sub-aluguer ao Beira Mar motivaram a discordância deste. Assim o campeonato jogou-se por 4 equipas, tantas quanto as concorrentes à Promoção, sendo que 3 delas eram de Ovar.

1926/27 e 1927/28 apenas tiveram 3 equipas a competir, com os campeonatos a arrastarem-se, depois de apenas terem início em Abril. Estava dado o mote para que a AF fosse para Ovar, donde só sairia em 1942.

fonte: Gazeta de Espinho - 1924)

2 comentários:

Carlos Bonaparte disse...

A história conta-nos que houve duas Afs em Aveiro, a de Aveiro e a de Ovar.
Será que a AF de Aveiro sessou a sua atividade por algum tempo e entretanto surgiu a de Ovar, ou será que a AF continoou a ser a mesma, mudando apenas a localização, e surgindo depois outra?

Cumprimentos,

Carlos Bonaparte

victor sousa disse...

A AF sempre foi a de Aveiro. Distrito. A sua implantação administrativa é que esteve em Ovar até 1942. Em meados dos anos 30 criou-se uma AF em Aveiro, que o Giverno Civil caucionou, e por isso, nessa época, foram duas as AF's. Logo a seguir tudo voltou ao normal, e a AF lá continuou em Ovar.