Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 29 de abril de 2009

Santarém e os "13"

Em Março de 1920 está em organização um novo clube de futebol em Santarém.
Já então existiam aqui alguns clubes. Os Leões fundados em 1911, Os Empregados do Comércio em 1919, e o Sport Lisboa e Santarém, que está na base deste novo clube, que foi chamado de Santarém Futebol Clube Os 13.
Foi seu principal mentor um desportista da cidade, até então ligado ao Benfica, mas que se tornou dissidente por razões pertinentes, que o jornal O Debate esclarece, ao publicar duas cartas sobre o tema.
Em 16 e 30 de Dezembro de 1920, essas cartas são publicadas, e dão uma clara panorâmica do futebol de então, quando ainda não havia Associação de Futebol.
Entretanto o novo clube organiza um “campeonato”, tendo instituído uma taça a que deu o nome de Manuel Ribeiro Duarte, numa homenagem a um atleta da cidade que faleceu tragicamente.
Este novo clube vence-o, derrotando na final Os Leões por 3-1, em 27 de Julho de 1922.
Entretanto em Dezembro de 1924, a 4, o citado jornal traz a composição da primeira direcção da AF de Santarém, que organizará o primeiro campeonato, com 4 equipas da cidade.
Santarém, que não dispunha de nenhum campo de futebol (Sá da Bandeira era um amplo logradouro na cidade, “adaptado” para futebol), vê em 1925 (jornal de 1 de Janeiro), inaugurado o campo dos Leões na Chá de S. Lázaro, com verbas provindas de um empréstimo público.
As incidências desta iniciativa estão expressas numa entrevista com Francisco Lázaro, dirigente do clube, e que anos mais tarde daria o nome ao campo de jogos agora inaugurado.
1924/25 traz o primeiro campeonato na cidade, ao qual concorrem 4 equipas. Leões, “Caixeiros”, Operários e Sporting estão presentes. O Benfica e o novo clube já então estão parados. Este não mais voltaria.
Entretanto a expansão da Associação é um facto, e na sua reunião de 25 de Outubro, já em 1925 , aprova-se a filiação de 2 novos clubes:
Sport Lisboa e Alpiarça e Estrela Futebol Clube Cartaxense.

(fonte: jornal O Debate)

Sem comentários: