Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 13 de setembro de 2009

Festa Desportiva em Bragança, ano de 1933

Jornal P’ra Cá do Marão, domingo 25 de Junho de 1933.

Como tínhamos noticiado, realizou-se no passado dia 11 a festa desportiva da organização da associação de futebol do n/distrito, com a colaboração das prestimosas Corporações de Bombeiros Voluntários de Mirandela, Vinhais, Bragança, Foot Ball Clube de Mirandela, um grupo de soldados ginastas do Regimento de Infantaria 10, e um grupo de desportistas desta cidade.

Os nossos visitantes chegaram a esta cidade no comboio especial às 13.30 horas, tendo sido aguardados na estação do Caminho-de-Ferro, pela Comissão Organizadora, corporação de bombeiros e muito povo, tendo-se dirigido à Câmara Municipal onde o senhor presidente do município apresentou aos visitantes as boas vindas em nome da cidade.

Em seguida, no salão nobre da Associação de Socorros Mútuos, realizou-se uma sessão solene em honra das colectividades que tomaram parte em tão altruísta como simpática festa…

No campo de São João de Deus, e com uma assistência numerosíssima, realizaram-se os números do programa…

Do desafio de futebol, ficou vencedor o grupo misto de Bragança, que bateu nitidamente o Sport Clube de Mirandela por 2-1, tendo ficado assim em seu poder também, uma linda taça e onze medalhas…

Sem comentários: