Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Despertar de Beja


O clube começa no Águia, o primeiro grupo de futebol em Beja, e de onde surgiram muitos clube da cidade.
Então, por volta do final da década de 10, não havia competições em Beja, e assim, os grupos de sócios do Águia, jogavam uns contra os outros. Mas havia privilegiados, como o Glória ou Morte, formado por gente endinheirada, que quando chegava ao “campo”, logo tinha primazia, fazendo sair os outros do recinto.
Foi isto que levou um desses grupo a abandonar o Águia, e formar dois novos grupos: o Infantil e o Libertário. Mais tarde, estes grupos juntam-se no objectivo de criar um clube, que seria o Despertar Sport Clube, fundado a 24 de Junho de 1920.
É assim que o sócio nº 1, Manuel Joaquim Gonçalves Peladinho conta, isto e muito mais, no jornal Diário do Alentejo de 18 de Maio de 1982

Sem comentários: