Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Graciosa, a ilha branca

O seu futebol em 1981/82.


Acabados os distritos insulares, cada ilha se tornou autónoma. Mas no futebol ficou a estrutura distrital.
A Horta, localizada na ilha do Faial, superintendia na Graciosa e nas Flores. Nestas ilhas há muito que havia futebol, mas as equipas não se filiavam.

O Graciosa Futebol Clube nascera em 1939, da saída de vários jogadores da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas de Santa Cruz. Mas só nos anos 70 se filia, para sair em 1977/78, zangado com a Associação, por causa de uma Taça. Regressará em 1981/82.

O Sport Clube Marítimo, surge nos anos 50, da União dos Pescadores do Mar Alto e dos Baleeiros, que decididos a criar um clube recreativo, logo tiveram a adesão de muitas pessoas de Santa Cruz, que fazem surgir este clube. Inscreve-se na AF em 1981/82.

O Sporting Clube de Guadalupe, tem origem na Sociedade Recreativa de Guadalupe, que ao decidir criar uma equipa de futebol, tem a oferta de alguns sportinguistas da ilha, que lhes oferece os equipamentos. Estava assim criado mais um “Desportivo” à inglesa.


(in Diário Insular, 27 de Março de 1982, pgs 1 e 2)

Sem comentários: