Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 20 de outubro de 2009

Barcelos - o campo da Granja

Nas cercanias da estação dos caminhos de ferro, surge nos anos 20, um dos primeiros campos de futebol da cidade. Originalmente é conhecido por campo da Granja, e pertence ao União Barcelense. Em 1933 passa para o Gil Vicente, que acabará por o rebaptizar nos anos 40.
Adelino Ribeiro Novo foi o nome colocado. Visa homenagear um seu atleta, falecido como consequência de uma acidente em campo.
Era o guarda redes, Adelino Passos Ribeiro Novo, jovem de 24 anos, que num jogo particular com o Desportivo das Aves, choca com um adversário, que o atinge nos rins, causa da sua morte no hospital.

(Correio do Minho, 1 Setembro 1945, pg3)

Sem comentários: