Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 28 de outubro de 2009

The Boavista Footballers


Esta febre do futebol surge de forma acentuada no início do século XX. Também assim foi pelos lados da Boavista. Existia aqui uma fábrica inglesa, a Graham, cujos operários ensaiavam os primeiros chutos na bola, o que motivou a aderência de alguns portugueses, que assim criaram o clube, alugaram um terreno, e passaram a fazer jogos com outros clubes. Mas entretatnto, cerca de 1910, colocou-se o problema do dia dos jogos. Ao sábado, diziam os ingleses, de maioria anglicana. Que não. O domingo seria o dia dos jogos, clamavam os portugueses. Estremadas assim as coisas, os ingleses foram embora, e então surgia o Boavista Football Club.
O seu primeiro emblema é aqui mostrado.

Sem comentários: