Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 31 de outubro de 2009

Vila Real com futebol

Nunca foi este distrito farto em clubes filiados, antes dos anos setenta. Mas isso não é razão para pensarmos que não havia muito entusiasmo pelo futebol. Os jornais dos anos 40, 50, e 60, estão cheios de notícias sobre jogos particulares, e campos a inaugurar-se um pouco por todo o lado. Acontece é que as disponibilidades financeiras eram poucas, e os clubes não se filiavam. Mas quando a ocasião se punha, era vê-los a participar entusiasticamente nos torneios. Foi o que sucedeu em Setembro e Outubro de 1957, quando o Sport Clube da Régua decidiu organizar um campeonato popular, que teve continuidade nos anos seguintes, mas que neste ano viu inscrever-se:

Atlético Clube De Godim
Futebol Clube Barcoense
Futebol Clube de Fontelas
Futebol Clube Pontuense
Grupo de Futebol de Mouramorta
Grupo Desportivo da Sacor
Grupo Desportivo V/8
Juniores do Sport Clube da Régua
Outeirense Futebol Clube
Sport Clube de Valdigem
Sport Clube Torreense

Sairia vencedor desta edição o FC Pontuense.

Sem comentários: