Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Grupo Dramático Sportivo (Portalegre)

1927/28 foi época de pousio no futebol da cidade. O jornal A Rabeca de 11 de Dezembro de 1927, fala da tentativa de restauração do Portalegre Tiro e Sport, que havia estado no último campeonato (1926/27).

Volta ao assunto quando diz em 29 de Janeiro do ano seguinte (pg. 2), que está em organização na cidade, uma equipa de futebol. Volvido um ano, a 27 de Janeiro de 1929, anuncia o jornal que a AF comunica que se encontra aberta a inscrição para os clubes que pretendam representar o distrito no Campeonato de Portugal. Mais anuncia que, se abre a época, com 4 participantes no campeonato. São eles o SC Estrela, Alentejo FC, GD Portalegrense, e o Dramático de Portalegre. Não será este, outro que o tal clube em reorganização, e que provém do Tiro e Sport.

Mas foi curta a presença deste clube nos futebóis de Portalegre. Em 24 de Março de 1929, anuncia o jornal que o clube foi derrotado por 7-0 pelo Alentejo, e que por falta de jogadores pediu ao árbitro para sair mais cedo do campo. Não voltaria a ser notícia, e no ano seguinte seria substituído pelo Sport Lisboa e Portalegre. Provavelmente estarão aqui diferentes nomes do mesmo conjunto de “players”…

Sem comentários: