Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sporting Club da Ucha

Decorria o ano de 1977 quando, na freguesia da Ucha, pertencente ao concelho de Barcelos, era fundada esta colectividade desportiva. Foi desde sempre uma colectividade activa no futebol distrital de Braga, chegando mesmo a ganhar a Taça da Associação de Futebol de Braga na época 2000/01. Estes foram anos bons para este clube que na época seguinte faria a sua primeira e única aparição no futebol nacional, ao disputar a 1ª eliminatória da Taça de Portugal (derrota por 1-7, em Lourosa, contra o Lusitânia local). Mas foi sol de pouca dura pois, poucos anos depois, mais propriamente em 2005, veria a extinção da sua equipa sénior. O seu recinto desportivo é o campo da Tamanca usado, hoje em dia, somente pelos veteranos do clube em campeonatos inter-freguesias. As suas cores são o verde e o branco, como qualquer outro Sporting que se preze.

Sem comentários: