Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Futebol em Lavra, Matosinhos


Lavra é actualmente uma vila, inserida no concelho de Matosinhos. Tendo o mar por companhia, está por isso totalmente dedicada a este desde tempos imemoriais, como comprovam as diversas pesquisas arqueológicas. Mas isso são outras “guerras”.
O que aqui nos trás, é o seu associativismo ligado ao futebol.

Hoje, a freguesia tem uma colectividade representativa - o União Desportiva Lavrense, que surge em 1994, da vontade das gentes de 3 clubes existentes então em diferentes locais da freguesia: Lavra, Angeiras e Paiço.

O primeiro a surgir, talvez por gente maioritariamente ligada à terra, e pretendendo rivalizar com terras da Maia, surge em 1955. Chama-se Futebol Clube de Paiço, e adopta o amarelo e o preto como cores representativas. Das suas memórias de então, ainda lá está o campo. Hoje sem utilização, mas relembrando velhas histórias.

Lavra, o lugar central da freguesia, cria então em 1962 o seu Futebol Clube de Lavra, que equipando de preto, e jogando no local onde hoje está o complexo desportivo da vila, competia no futebol distrital do Porto.

É então que Angeiras decide fundar também um clube. Surge um pouco mais tarde, em 1977, e com o seu campo da Avenida, agora vocacionado para treinos da formação, como palco das suas actividades, via jogar o verde/vermelho do seu Marítimo de Angeiras Futebol Clube.

Sem comentários: