Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 23 de janeiro de 2010

Futebol na Queirã


Vouzela é ancestral terra, com raízes pré nacionalidade. Formada por muitos e variados lugares, foi ao longo dos tempos criando laços e vínculos administrativos que a tornam agora concelho de 12 freguesias.

Entre estas situa-se Queirã, que após o advento da Liberdade, também cedeu ao futebol.

Inicialmente era um grupo de futebol de circunstância. Jogos amistosos, de vez em quando. O clube era designado por Grupo Desportivo da Queirã. Mas o afã pelo jogo era grande, e os jogos particulares já não satisfaziam os seus rapazes. Foi por isso que se integraram na Casa do Povo, e concorreram ao Inatel em 1975/76. Entusiasmados com o 7º lugar obtido, decidem passar ao futebol a sério.

Foi assim que em 26 de Março de 1977 nasce no Cartório de Vouzela a União Desportiva Paio Vezoiz. Escolheu como suas as cores preto e branco. Como recinto de jogo usou o campo da Giesteira, e tomou o nome do que terá sido um dos primeiros senhores da terra.

Em Outubro de 1977, a 23, inicia-se o campeonato da 2ª divisão, e o Queirã joga em casa com os Cracks de Lamego. Empata a um. No domingo seguinte vai jogar a Orgens. A União Operária foi o adversário que o venceu por 3 a 1. Seguiram-se quase 15 anos de futebol, tendo sempre por palco o distrito de Viseu. Fechou portas em 1990, mas o campo de jogos ainda lá está.

Sem comentários: