Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 17 de janeiro de 2010

Clube de Futebol "Os Elvenses"

A história deste clube começa como muitas outras daquela altura em que grupos de aficionados do futebol se juntavam para discutir sobre este desporto. Numa dessas alturas, mais precisamente no dia 15/02/1924, foi formado em Elvas (freguesia da Assunção), um grupo desportivo ao qual se deu o nome de Estrêla.

Como a grande maioria dos seus associados era adepta dos "Belenenses", um clube que por essa altura começava a crescer e a ocupar um lugar de destaque no desporto nacional, surgiu a ideia de transformar o Estrêla numa filial do clube de Belém. O grande impulsionador dessa ideia foi o saudoso Sr. Jaime Vinagre, ideia essa concretizada no dia 05/11/1924, dia em que chegou ao clube uma nota vinda da secretaria dos "Belenenses", segundo a qual passava a existir em Elvas a 1ª filial do clube de Belém. À luz dessa decisão foi igualmente decidido que o clube mudaria de nome, passando a chamar-se Club de Foot-Ball «Os Elvenses».

Como registo histórico deixo-vos aqui a constituição da 1ª direcção deste clube: Jaime Vinagre, Carlos Afonso e Pedro Azevedo.

Quanto à sua equipa de futebol, fica aqui igualmente o registo dos primeiros membros a equiparem de azul (e calções brancos, evidentemente): A. Massano, Azevedo e Carvalho; Victor Hugo, Trabuco e Lapa; Vinagre, Afonso, Varela, Almeida e Mendes.

Já o 1º jogo disputado foi contra o "Sporting" local, o Sporting Club Elvense, tendo os "leões de Elvas", mais habituados já a estas andanças, levado a melhor por 6 golos sem resposta.

No seu palmarés detém já 4 títulos de campeão da 1ª Divisão Distrital da A.F. Portalegre, mais concretamente nas épocas de 1978/1979, 1984/85, 1992/93 e 1995/96.

Anos antes, mais precisamente em 1945, havia iniciado já a sua participação no futebol nacional (2ª divisão).

O futebol sénior foi suspenso em 2005/06, por carências financeiras. No entanto, ainda se encontra em actividade no futebol de formação. Tem por terreno de jogo o Estádio Municipal António Semedo «O Tigre Alentejano».

Sem comentários: