Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Grupo Desportivo de Terras de Bouro

Esta foi uma das muitas associações que surgiram após a revolução de 74 um pouco por todo o país. A sua fundação data do dia 23 de Abril de 1977 e situava-se na freguesia de Moimenta, pertencente ao lindíssimo concelho de Terras de Bouro.
Aos poucos foi ganhando espaço no futebol distrital e também reconhecimento. Os títulos esses, foram chegando de forma natural como consequência do trabalho efectuado e da dimensão que ia adquirindo. O primeiro surge na época 1980/81, quando foi campeão da 3ª Divisão Distrital da A.F. Braga, subindo assim o seu primeiro degrau.
Três anos depois sobe um pouco mais, após ser campeão da 2ª Divisão Distrital da A.F. Braga, na época 1983/84. Por aqui se mantém durante várias épocas, mais precisamente a de 1998/99, quando se torna campeão da 1ª Divisão Distrital da A.F. Braga e sobe à divisão de Honra da A.F. Braga, criada poucos anos antes. Somente a experimenta por uma época e, embora não tenha sido campeão desta divisão (esse feito pertenceu ao CF Fão), aproveita o facto de o segundo classificado também subir de divisão, para tentar a sua sorte nos Campeonatos Nacionais.
Nas 3 épocas seguintes disputa a IIIª Divisão Nacional (sempre na série A), entre 2000 e 2003.
Pese embora a sua interioridade, foi desde sempre uma equipa muito apoiada pelas suas gentes que a seguiam nas suas deslocações. Mas essa interioridade foi talvez um fardo muito pesado para esta equipa na sua aventura pelos nacionais e começaram a pairar os problemas financeiros, que levaram a uma queda aos distritais. Nunca mais o clube se conseguiu recompor e a falta de comparência a um jogo da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, na época 2004/05, seria o prenúncio do seu fim.
Mas as suas gentes não pararam... Era impossível, pois o futebol estava-lhes entranhado no corpo. Por isso, nesse mesmo ano, começam do zero e tratam de formar um novo clube - a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Terras de Bouro - que se apresenta no escalão mais baixo da A.F. Braga.
O seu recinto desportivo era o Estádio Municipal de Terras de Bouro e as cores que luzia no seu equipamento eram o verde e o branco, particularidades que mantém a nova associação.

Sem comentários: