Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Liga Desportiva Micaelense

Surge em 1930, e tem por origem uma AG da AF de S. Miguel, realizada em Julho de 1929. Fundamentalmente tem por base a votação para os órgãos dirigentes de delegados de clubes não devidamente filiados, de acordo com o entendimento do Clube União Micaelense, e do Santa Clara Velho (O CD). Estes protestam para o chefe de distrito, que lhes dá razão, e anula aquelas eleições, que elegeram o dr. Jeremias da Costa como presidente.

Na sequência desta ocorrência os clubes dividem-se, e as duas associações coexistem. A Liga Micaelense abre a época oficialmente em 29 de Dezembro, organizando um torneio relâmpago, com 5 dos seus 8 filiados.

Eram eles:

- Ponta Delgada Sport Clube

- Artista Sport Clube

- S. Miguel Atlético Clube

- Águia Sport Clube

- Clube Desportivo Santa Clara

- Clube União Micaelense

Em Março de 1930, a Liga publica os intervenientes nos seus campeonatos da 1ª e 2ª divisão, com os seguintes participantes:

1ª divisão:

- S. Miguel Atlético Clube

- Clube União Micaelense

- Clube Desportivo Santa Clara (A)

2ª divisão

- Artista Sport Clube

- Clube Desportivo Santa Clara (B)

- Ponta Delgada Futebol Clube

AF de S. MIGUEL 1929/30

Entretanto a AF S. Miguel, que em AG de 20 de Novembro expulsa o CU Micaelense e o CD Santa Clara, também organiza torneios com os seus filiados e, tanto como a Liga, organiza um Campeonato 1929/30.

Participam:

- Micaelense Futebol Clube

- Sport Clube Santa Clara

- Clube União Sportiva


19 Janeiro

Micaelense – Santa Clara 4-1

16 Fevereiro

CUS – Santa Clara 5-0

23 Fevereiro

CUS – Micaelense 2-1 (anulado)

4 Março

Micaelense – Santa Clara 3-1

16 Março

CUS – Micaelense 2-1 (repetição)

25 Março

CUS – Santa Clara 5-0

30Março

CUS – Micaelense 4-1


J

V

E

D

M

S

P

CUS

4

4

0

0

16

2

12

Micaelense

4

2

0

2

9

8

8

Santa Clara

4

0

0

4

2

17

4

Em Março (ver Correio dos Açores de 2 de Março de 1930), as duas entidades reconciliam-se e os clubes desavindos, /CU Micaelense e CD Santa Clara, voltam aquela entidade original. Esta reorganiza um campeonato de 2ªs categorias, a que estes concorrem. No fim da época a Liga Micaelense dissolve-se).

(ver relato da AG que está na origem do conflito, no Correio dos Açores de 26 de Julho de 1929.)

Sem comentários: