Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 15 de agosto de 2010

Entre Ambos Os Rios


O campo de S. Miguel


Foi aqui que por mais de 10 anos se exibiu, garbosa, a ACRD de Entre Ambos Os Rios.

Associação Cultural Recreativa e Desportiva, eclética agremiação deste concelho de minhoto de Ponte da Barca, porta de entrada da Peneda Gerês.

O futebol nasceu com o clube em 1990, e após apenas 2 épocas na 3ª divisão distrital, logo o clube encetou uma caminhada até à principal divisão do distrito, o que lhe permitiu chegar até aos palcos nacionais, recebendo no seu campo o Trofense. Mas como tudo, o projecto desportivo esgotou-se neste futebol, e o campo ficou para outros desafios. Porventura mais importantes, já que no seu espaço nasceu um Centro Escolar Integrado. A Associação, essa, para além do seu grupo de bombos, e do seu rancho folclórico, dedicou-se ao futsal, onde tem vindo a fazer excelente carreira.

Fica aqui uma pequena lembrança sobre um dos palcos do futebol minhoto, ele que teve outras e diversas companhias neste concelho, como os de Vila Chã (Barral e Santiago), e o de Vila Nova de Muía, que serviu de berço ao râguebi dos Arcos. Hoje, sem aquele movimento tão do agrado das massas, e com um acentuado estado de esquecimento, não voltarão a ser palco do melhor espectáculo do mundo.



Sem comentários: