Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Futebol em Arganil





Também aqui o futebol chega pela diáspora. Fazendo fé no velhinho Comarca de Arganil, ficamos a saber que o primeiro jogo a sério teve lugar a 28 de Setembro de 1930.

Jogaram a Académica de Arganil, grupo de estudantes em Coimbra, que mimaram os jogos naquela cidade, entre estudantes e futricas. Estes tomaram o nome de Argus Futebol Clube. Clubes de circunstância, mas representativos do muito entusiasmo que então reinava, e que jogaram no “campo” então improvisado. Do Sobreiral lhe chamaram.

Mas a semente estava lançada, e as forças vivas reactivam em 1933 a Sociedade Recreativa Argus, a que chamarão Associação Argus, e que estará na base do futebol em Arganil. Entretanto o entusiasmo destas forças permite a construção de um campo de jogos a sério, que seria designado por campo da Mata. É inaugurado em 1936. Fica pertença da Associação de Bombeiros Voluntários Argus, onde se inseria a componente desportiva que tinha o futebol por objectivo, mas de forma aleatória e circunstancial. Não dispõe de balneários, que seriam construídos em 1958, pelo que os jogadores usavam as instalações dos bombeiros para se equiparem, deslocando-se depois até ao campo!

Entretanto em 1940 o clube filia-se na AF de Coimbra, e apresta-se para jogar a Promoção. Serão 4 as zonas de disputa, sendo que o Argus jogará com os clubes vizinhos de Oliveira do Hospital e Tabuense. Entusiasmados, decidem jogar a época seguinte na então criada 3ª divisão de Coimbra. Mas como esta divisão só tem clubes da cidade, o Argus, que então vestia de verde e preto, aceita fazer todos os jogos na cidade. Foi o descalabro. Só voltaria a competir, oficialmente, em 1972, mas então já desligado da Associação dos Bombeiros.

Daqui até 1988, ano em que ganha total alforria, pois o Cartório Notarial de Arganil regista o seu (re)nascimento, sempre competirá nos distritais, sendo este o ano de glória, pois sobe aos nacionais, onde se manteve até 1996. Regressado aos distritais, apenas compete por mais 4 épocas, tendo fechado as portas na viragem do século, após ainda uma época no futebol de formação.

Mas teria continuadores, pois é nestes anos de 2000 (2001), que a Associação Atlética de Arganil se inscreve na AF de Coimbra, e dá continuidade ao futebol em Arganil, que pronto festejará 100 anos.

Fica aqui uma pequena resenha sobre o futebol por estes lados, viagem que fizemos com a ajuda preciosa do jornal Comarca de Arganil, e do livro de Amândio Galvão, “Para a História do Argus”, designação antiga, mas de que não encontramos explicação.

Sem comentários: