Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lisboa, 1929

O fim do Palhavã (que era o Império)

Inicia-se a época em Outubro, e o jornal O Século diz sobre ela:

Os oito clubes que formam a divisão de Honra, estão desde ontem (20 de Outubro de 1929) em campeonato para a conquista do título de campeão de Lisboa.

Por múltiplas circunstâncias, e especialmente porque a criação de uma 1ª divisão com 6 teams, determinaria a irradiação do Chelas, que acaba de prestar as suas provas, com o objectivo do ingresso na divisão de Honra, o mecanismo desta época será idêntico ao da época transacta.

A exclusão do team, que tão nitidamente deslocou o Palhavã de entre os oito primeiros, revestiria aspectos de uma antipática e incompreensível represália.

De novo portanto, teremos apenas que em cada campo jogarão as 4 categorias de dois mesmos clubes, isto é, os 4 jogos de 1ªs categorias, divididos por outros tantos terrenos. E mais que o Chelas FC fará a sua aparição entre os clubes da vanguarda, e que os casapianos voltarão à sua equipa “negra”.

O desaparecimento do Palhavã – eis outra nota a focar. O Império, o velho Império de tão longas tradições, apeado da divisão de Honra pelo vencedor da Promoção, não se resigna à baixa de posto, e desaparece das pugnas futebolísticas. Ao toque de dispersar, os seus melhores elementos ingressam noutros clubes….

Sem comentários: