Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Torres Novas Futebol Clube - INFORMAÇÕES

De Ricardo Barral Gomes


"Antes da reforma dos campeonatos dos finais dos anos 30, o desempenho do Torres Novas Futebol Clube fez ressaltar de imediato a importância do futebol torrejano no contexto do distrito de Santarém, à época o universo competitivo de referência. Fundado em 1925, o TNFC começou a disputar provas oficiais em 1926/27 e, no ano seguinte, obtinha o título de campeão distrital. Na época de 28/29 voltou a atingir a final do campeonato distrital, saindo vencido pelo Sport Grupo Scalabitano “Os Leões”, de Santarém.
Nesta fase, o Torres Novas batia-se sempre pelos lugares do topo do futebol distrital, cuja prova dava acesso ao Campeonato de Portugal e, mais tarde, a fases que permitiam a disputa da 2.a divisão nacional. A supremacia do futebol distrital, em termos de títulos, coube nesses tempos aos clubes de Santarém: entre 1924 e 1941, os campeonatos distritais foram sempre ganhos pelos “Os Leões”, pela União Operária e, mais tarde, pela Académica de Santarém. Durante todo esse vasto período, praticamente só o Torres Novas, em 1927/28, quebrou a supremacia dos clubes da capital do distrito. Além do Torres Novas, apenas o Sporting de Tomar e, mais tarde, o União de Tomar, davam alguma luta aos scalabitanos."
in http://www.cdtn.pt/Palmares_Futebol.html

Fundação:
"O Clube Desportivo de Torres Novas assume-se como herança histórica, desportiva e social do Torres Novas Futebol Clube, fundado em 19 de Janeiro de 1925, tendo-lhe dado continuidade em 1945 com a actual designação."
in
 http://www.cdtn.pt/Regulamentos.html

Sem comentários: