Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Campeões de Portugal

Campeões sem rectroactivos

Insistem alguns em reescrever a história, movidos sabe-se lá por quê, e vai de achar que de 1921 a 1934 não houve Campeões de Portugal !!

Não era assim que se considerava nos anos vinte, o que faz cair pela base as teorias canhestras que por aí correm. Seja como for, aqui ficam 2 insofismáveis testemunhos, que aclaram a situação.

De O Desportivo, Anadia 10 de Julho de 1933

“O Belenenses, pela 3ª vez, é detentor do título de campeão de Portugal, em foot-ball.
Fica bem entregue este título, porque o clube azul branco tem técnica, tem brio, tem coragem, e tem demonstrado uma preparação cuidada, fruto dos óptimos ensinamentos de Artur José Pereira.
Quando depois de tanto cuidado e tanta preparação, se colhem frutos saborosos, como os que o belenenses acaba de colher, ganha-se vontade para continuar e não há lugar para desânimos.
O Desportivo felicita o clube campeão 1933-34”

Mas já antes, em 1928 – 5 de Julho – o jornal de Viseu “O Desporto” titulava:

“Terminou o Campeonato de Portugal pela vitória do Carcavelinhos Foot Ball Club.
As nossa felicitações ao grupo alcantarense, que incluiu o seu nome na lista dos campeões nacionais.
O Campeonato de Portugal, cuja disputa oficial data da época 1921/22, foi já disputado 7 épocas, e os campeões nacionais foram 6, tendo o Foot Ball Club do Porto usado daquele título 2 épocas.
Os clubes que se tem classificado são:

Foot Ball Club do Porto (2 vezes)
Sporting Clube de Portugal
Sport Clube Marítimo
Olhanense Foot Ball Club
Clube de Foot Ball Os Belenenses
Carcavelinhos Foot Ball Club

Lisboa, Porto, Madeira e Faro, são as associações distritais que tiveram a honra de contar entre os seus filiados o Campeão Nacional”

4 comentários:

Paulo Claro disse...

Sr. Victor Sousa,
quase concordo a 100% consigo quanto ao facto do Campeonato de Portugal ditar os campeões Nacionais desde 1921-22 e, para serem os 100%, falta-lhe dizer que foi de 1921-22 até 1937-38 pois foi durante este tempo que o Campeonato de Portugal assim se chamou, sendo substituido pela 1ª divisão Nacional em 1938-39. Pelo que escreveu, as épocas de 1934-35 até 1937-38 do Campeonato de Portugal não apuraram os Campeões Nacionais, então apuraram o quê? É nesta parte que não concordo consigo até porque, não faz referência a estas épocas.
Com os melhores cumprimentos,
PAULO CLARO

victor sousa disse...

O que motiva a reformulação das competições, foram os 9 a zero com a Espanha. Foi uma reformulação apressada, experimental e por convites, para as Ligas. Mas como estava nos objectivos fazer uma competição nacional em poule, e deixar a competição em eliminatórias para outra, também nacional, e chamada de Taça de Portugal, que agora sim, não visava conhecer o campeão, dou de barato que de 34 a 38 foi escolhido o campeão pela Liga. Mas admito que os não convidados possam por em causa o campeão.
O objectivo de uma competição é definido à partida. A forma, concertada, é secundária.
Afinal os "campeões europeus" sempre foram definidos com eliminatórias. Com ou sem campeonatos primários. Afinal o mesmo que sucedeu com os distritais.

Paulo Claro disse...

Portanto, está de acordo comigo! A verdadeira remodelação aconteceu em Agosto de 1938 quando foi decidido acabar com o campeonato das ligas (1ª e 2ª divisões), substituir o Campeonato de Portugal pelo Campeonato Nacional da 1ª divisão e criar uma nova competição denominada Taça de Portugal. Até esta data o Campeonato de Portugal ditava o Campeão Nacional enquanto, os clubes que ganhavam a 1ª e 2ª ligas eram declarados vencedores do campeonato das ligas.
"O objectivo de uma competição é definido à partida. A forma, concertada, é secundária." Esta sua frase é excelente para as pessoas entenderem como se passaram as coisas. Se existia já desde 1921-22 uma prova que apurava o Campeão Nacional, e durou até 1937-38, como é que em 1934-35 pode aparecer outra prova com o mesmo objectivo? Penso que não pode... até porque só mais tarde foi dado o devido valor ao campeonato das ligas. Como sabe, só quem fez pesquisa nos jornais da altura, como nós, é que conhece a cronologia do nosso futebol. Mas a FPF é que é a grande culpada desta confusão dos Campeões Nacionais porque, nunca tomou uma posição definitiva sobre o assunto!
Com os melhores cumprimentos
PAULO CLARO

victor sousa disse...

É exactamente como diz. Quem pesquisa a história, viaja no tempo, e vive esses tempos. Compreender então as circunstâncias, torna-se banal. E isso aponta para a cronologia dos campeões de Portugal.
de 1921 a 1938 por uma prova que então se tornou a Taça de Portugal,a festa do futebol com palco certo. Se fosse itinerante, seria uma verdadeira festa. Já se imaginou uma final em Bragança?
A partir de 1938 os campeões eram decididos em poule, todos contra todos. Também aqui não é difícil saber quem foi campeão.
Este é o meu conceito.