Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Futebol na ilha das Flores



       É na década de 30 do século passado, que o futebol surge na ilha. Influência de gentes da terra que estudam, trabalham ou simplesmente negoceiam por outras paragens, que trazem consigo um fenómeno de massas, que um pouco por todo o lado, vai galvanizando as pessoas. Sobretudo as camadas mais humildes.

      Também nesta ilha o fenómeno se implanta, com a criação aqui e ali de diversos “clubes”, que vão emprestando colorido às tardes de domingo.
      De cariz totalmente popular, sem nenhuma organização, mas com todo o entusiasmo, aparecem ao longo dos anos  o Sporting Clube das Flores (1944), na freguesia de Santa Cruz, o Grupo Desportivo Lajense e o Nacional Sport Clube, nas Lajes das Flores.
O Sport Clube Lombense na freguesia da Lomba, o Fajã Grande Sport Clube, e na Fazenda o Grupo Desportivo Fazendense (1954). O União Desportiva de Santa Cruz aparece em 1952, e o Florense Futebol Clube (1951), clube conhecido pelos “mau-maus”, vã-se lá saber porquê.
 Entretanto, por aqui e por ali, vão-se improvisando uns terrenos para servir de campo de jogo, sendo talvez o 1º campo a sério o criado em 1951, com a construção pela Marinha de Guerra da estação Rádio Naval.
      O entusiasmo dos primeiros tempos, ao qual faltava a componente organizativa, leva a algum arrefecimento, verificando-se a extinção dalguns destes grupos.

      Em 1965 a então FNAT (hoje INATEL), reorganiza o futebol popular, criando campeonatos na ilha, mas tendo os clubes existentes de mudar a designação, como então era praxe do “Estado Novo”. É neste contexto que aparecem novas agremiações, onde tem lugar de destaque pelas peripécias do nome, “Os Minhocas”
      Então, os clubes com nomes impostos são:
- CRP (centro de recreio popular) Santacruzense
- CRP Fazendense
- CRP Lajense. Posteriormente aparecem:
- CRP Ponta Delgada
- CRP Marítimo (que em 1974 passa a “Minhocas”)
      Mas nas outras ilhas já se jogava futebol federado, com outra projecção, e os clubes desta ilha também o reivindicam. Passam à dependência da AF da Horta em 1983/84. É essa a data da filiação dos clubes então existentes.. Antes, em 1979, aparecera uma 1º tentativa de federação, com a Federação de Desportos da Ilha.

Terá sido este o movimento de clubes, após 1979.

Os clubes que finalmente se filiam (AF Horta) são:
- Grupo Desportivo Os Minhocas
- Sport Marítimo Lajense ( novo nome, em 1991, de Lajense Futebol Clube)
- Boavista Sport Clube
- Futebol Clube de Ponta Delgada
- Futebol Clube Fazendense ( extingue-se em 1986 por não ter conseguido aprovar os estatutos)
- Atlético Clube da Fajã Grande

 .

Sem comentários: