Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 22 de março de 2011

Angra do Heroísmo - outro retrato

Em 7 de Janeiro de 1925, a Liga decide relvar o campo de jogos, pelo que os treinos ficam suspensos.

Em 18 de Março decide promover o Campeonato de Futebol, com início a 5 de Abril, nomeando uma comissão para organizar o regulamento do campeonato.

Publicita profusamente o calendário, onde figuram apenas 2 clubes, com as 3 categorias. O s jogos, ao domingo, são usualmente dois, e as categorias alternam.

O primeiro jogo (1ªas) é em 5 de Abril, jogando:
Lusitânia – USEC 4-2
19 Abril seria o segundo jogo, que contudo é adiado para 26.
Existe uma data de 3 de Maio com novo jogo, mas supõe-se que seria um desempate, se necessário, o que não terá ocorrido.
Do segundo jogo, o jornal A União não dá o resultado, e o editor do mesmo justifica o facto com a circunstância do “nosso inteligente repórter não esteve no jogo, porque integrou a procissão que se efectuava à mesma hora do jogo”

Sem comentários: