Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 15 de março de 2011

O início do futebol em Vila Real



O jornal O Comércio do Porto em 17 de Janeiro de 1923 na sua secção de Sport diz que jogaram em Vila Real o Sport Clube Vilarrealense com o Grupo Desportivo do Voluntários da Salvação Nacional, com vitória daquele por 4-1, para definir o campeão.
No entanto a actual (2008) AF de Vila Real diz que a associação de futebol foi criada em 1 de Janeiro de 1925.

O jornal Era Nova de Chaves, fala em 11 de Março de 1928, de um torneio em Chaves, “Bronze Juvenal Setas”,
Onde participam:

Artístico Futebol Clube
Académico
Aliança
Comercial (de recente fundação)

A fundação do Sporting Clube de Chaves, relatada em 24 de Junho de 1928 no Nova Era.

Novo clube se projecta em Chaves, visando criar diferentes valências desportivas como futebol, atletismo, caça, hipismo, e simultaneamente prover á conservação e conclusão do estádio municipal, que corre o risco de desaparecer, tal o estado em que se encontra. Na comissão criada para tal, encontram-se Manuel Maria Vaz, António Júlio Gomes, Juvenal Setas e Antero de Moura Carvalho.
Em Agosto de 1928 os estatutos já estão aprovados, e a sede instalada na rua Direita, 185.
O clube realiza o 1º jogo em 9 de Dezembro, defrontando o Clube Arnoya, de Allariz, mas já antes tinha publicado um desmentido no jornal, dizendo que na sua sede não se fazem jogos clandestinos, como forma de angariação de sócios.

.

Sem comentários: