Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 19 de abril de 2011

Braga nas origens do futebol

      São os baldios de S. Victor que primeiro serviram de palco a esse novo jogo, tão entusiasmante e acessível, diga-se, que serviram de berço ao popularíssimo futebol, em Braga.

      É nestes campos que virá a surgir posteriormente, o primeiro campo dedicado ao futebol – o campo das Goladas, na rua Nova de Santa Cruz.

      Logo se organiza o primeiro clube a sério – Braga Foot Ball Club de seu nome – que por pouco tempo viveu dada a falta de oponentes e também as convulsões mundiais que originam a 1ª Guerra Mundial, que tanta juventude mobilizou.

      Mas a semente estava lançada, e após a acalmia belicista, logo surge a rua da Boavista como palco de um novo clube – Liberdade Foot Ball Club.

      A Associação dos Empregados do Comércio, logo cria também o seu grupo de futebol, e dá-lhe o nome de Braga Sport Club.

      Segue-se-lhe o Estrela Foot Ball Club, que tem origem nos empregados gráficos, forte contingente, à altura, de gente nova e vigorosa.

      O campo que então servia a estes clubes, ficava frente ao quartel de Infantaria 8, e mais tarde urbanizado, tornou-se o poiso da estátua de Gomes da Costa.

      Entretanto 1920 trás o aparecimento do Sporting Clube de Braga, já com um certo estatuto de importância, dadas as forças que o criaram, e a orgânica que lhe deram. Tem até tratamento diferenciado, pois os seus jogos fazem-se na cerca do liceu Sá de Miranda, por cedência do Ministério da Instrução, para este campo do Espírito Santo.

      Só depois surgirá o primeiro campo a sério para o futebol, vedado, com balneários, e dimensões adequadas. Surgia o campo do Raio.

      Em 1922, alguns decidem criar regras na disputa de jogos, organizando campeonatos, promovendo a filiação de clubes, e disciplinando as transferências.

      A primeira acta da Comissão de Organização da Associação, é assinada pelos representantes de

Sporting Clube de Braga
Vitória Sport Clube
Braga Sport Clube
Triunfo Futebol Clube
Estrela Futebol Clube
Boavista Futebol Clube

Nesta reunião foi proposto um voto de louvor a um dos intervenientes, Vila Pereira, “por no dia do seu casamento, dispondo de algumas horas para tratar de interesses desportivos desta Terra, o que mostra bem o seu amor à CAUSA”

(AF Braga – Bodas de Ouro. 1922 a 1972)

 .

Sem comentários: