Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 5 de abril de 2011

Futebol Popular

O associativismo que o futebol promove, é uma extraordinária fonte de histórias. O fenómeno em si cativa e atrai multidões, que usualmente querem fazer parte do jogo, jogando-o. Popular como é, também apresenta outra característica: a falta de dinheiro. Por isso que ao longo dos tempos, campeonatos populares, onde o dinheiro não abunda, mas sim o entusiasmo, se tenham vivido um pouco por muitos lados.
Um dos mais perenes, pois ainda existe, com as origens em 1964 (e sucedendo já a outro dos anos 30), é disputado sob os auspícios da AF do Porto. É o Campeonato dos Amadores, onde aparecem centenas de clubes, que hoje estão um pouco por todo o lado. Até no futebol oficial.

Fizemos uma detalhada pesquisa pela história da competição, desde 1964/65 até 2007/08, e parte do que apuramos fica aqui partilhado.

Sem comentários: