Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 12 de abril de 2011

Terá sido o início do futebol em Santarém?

Buscando indícios de um eventual surgimento dos Leões de Santarém nos idos de 1909, socorremo-nos do Correio da Estremadura e de O Debate, que consultamos desde 1907 até 1910.

Neles se vêem alusões às associações então existentes, quando se publicam as listas dos seus corpos gerentes. São de diversa índole, mas futebol não fará parte da sua prática.

Em 1909 é profusamente noticiado um entusiasmo pelo Sport. Mas trata-se de ginástica sueca, que então passará a ser ministrada em cursos semanais, que se tornarão extensivos, de forma gratuita aos mais desfavorecidos.
Também nesta época se fazem outros sports, que os jornais anunciam como sendo hipismo, ténis e tiro. As provas previstas têem um cunho solidário, pois visam angariar receita para desalojados de um tremor de terra.

Sabendo-se que o terreiro da cidade foi o primeiro local, até pelas suas características, a ser usado pelos “players do foot-ball”, não se vislumbra que por lá jogassem, então, os Leões.
Tal conclusão resulta do facto da insistência periódica dos jornais, em sensibilizar a câmara para a limpeza do Campo de Sá da Bandeira, assim se chamava aquele espaço, que se apresentava atulhado de lixo. Não haveria então, ainda, futebol por aqui.

Mas no Correio da Estremadura de 16 de Outubro de 1909, no relato da sessão – extraordinária - da câmara de 14 de Outubro de 1909, relata-se:

“Foot-Ball

Lido um ofício assinado por alguns empregados do comércio, solicitando autorização para vedar um terreno, às 5ªs feiras, de tarde, destinado a este jogo, que será levantado após a realização de tal divertimento.
Foi deliberado que o pedido se faça em requerimento, indicando-se também o local que se pretende para tal fim.”

.

Sem comentários: