Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 12 de abril de 2011

A origem do futebol na Madeira

Consta que, apesar de outras versões, a mais consistente teve a ver com gente do mar.

Um dia, um tripulante de um iate arribado ao porto, terá perguntado a um local onde haveria um terreno plano, susceptível de ser usado numa diversão desportiva. Foi-lhe indicado o campo de D. Carlos (seria mais tarde o campo Almirante Reis, substituído em 1934 pelo campo dos Barreiros).

Permanecendo o barco vários dias no Funchal, todos os dias os seus tripulantes se dedicavam a jogar um jogo “esquisito”, circunstância que repetiram no ano seguinte, estendendo então os confrontos à colónia de ingleses residentes, e que eram, principalmente, funcionários do “Cabo Telegráfico”, que atraiam muitos locais, tendo um deles decidido, quando o barco foi embora, pedir a bola. Esta foi-lhe dada, mas estava inutilizada, pois a câmara de ar tinha rebentado. Nada que impedisse a sua utilização, dada a proverbial capacidade de improviso do “Zé”. Este cidadão, conhecido por “Chicago”, logo recorreu ao Matadouro Municipal, onde comprou uma bexiga de animal, que supriu a deficiência da bola. Recuperada esta, logo outra característica do Zé se impôs:
O empreendedorismo. Foi o que levou o Chicago a amealhar uns trocos, alugando a bola por 10 réis à hora.
Esgotada esta, mercê do uso, tinha-se contudo implantado o vício pelo chuto na bola, que logo ressurgiu na tal de “trapos”.
Esta foi a versão recolhida junto das gentes do mar, pelo autor do livro onde colhemos estes dados. As Bodas de Prata da AFF.

Mas outra versão colheu este autor. Esta junto de um inglês residente na ilha, a que se juntaram documentos que confirmam o dito por este súbdito britânico.
Dizia ele que se organizavam na ilha equipas de ingleses, que esperavam pelos barcos de compatriotas, para com eles jogar. Estas equipas locais, “clubes” de circunstância, tinham contudo nomes identificadores. Identificam-se assim clubes como o “Madeira Eleven”, Madeira Foot Ball Club e Funchal Foot Ball Club. Destes jogos existem mesmo dados objectivos, de que recolhemos:

14 de Novembro de 1900  – Madeira 3        HMS Sybille 2
17 de Novembro de 1902  – Funchal FC 1   HMS Retribution 1
3 de Setembro de 1905      – Madeira FC 6 Misto HMS Majestic/Magnificient 1
7 de Maio de 1906             – Madeira FC 3 HMS New Zeland 1

Havia de instituir-se o futebol a “sério” em 1916.

.

Sem comentários: