O Correio de Mirandela, na sua edição de 9 de Janeiro de 1921, anunciava a tentativa de criação desta competição. À altura já havia um considerável número de clubes, um pouco por todo o distrito.
O Grupo Desportivo Valpacense em Valpaços, o Flávia Sport Clube em Chaves, Bragança com o União Futebol Clube Bragançano e o Futebol Clube de Izeda.
Mirandela Futebol Clube e o Futebol Clube Mirandelense (Artístico), representavam esta encantadora vila. Mas havia ainda o Grupo de Futebol de Torre de D. Chama, e o Sport Clube de Vila Real.
Com tão grande manancial, pese a singeleza destas colectividades modestas, jogando em campos improvisados e eventualmente com limitações legais (os célebr es estatutos), sobr ava o entusiasmo.
Abalançou-se então à organização do campeonato, o Slávia FC. Reuniões em Mirandela, com os delegados deste clube, do Bragançano e do Slávia, determinam o regulamento e o calendário do campeonato.
Em 20 de Março de 1921 deu-se o primeiro jogo, em Chaves, jogando o Mirandela FC com o Flávia FC. Ganhou o Mirandela por 2 a 0, mas foi-lhe difícil sair dali. A fazer fé no relato do jogo, naquele jornal, os irados adeptos do Slávia atacaram os jogadores mirandelenses à pedrada e gritos de morra!
No dia seguinte o jogo, no mesmo campo, seria entre o Mirandela e o Bragançano. Mas estes apresentam-se com 3 jogadores do Slávia, que tinham jogado no dia anterior, e o Mirandela recusou jogar. Protesto para cá, argumento para lá, decidem pedir orientação à AF de Lisboa, que endereça o caso à União de Futebol. A resposta desta, que invoca o facto de ser a única entidade nacional para dirigir o futebol no país, argumenta que se o regulamento não contemplar esta possibilidade, o bom senso mandaria que os jogadores, numa mesma prova, não pudessem jogar em equipas diferentes. Assim o Mirandela Futebol Clube foi o primeiro campeão de Trás-os-Montes. Mais futebol oficial só surgiria em 1925
Sem comentários:
Enviar um comentário