Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 31 de maio de 2011

Vila Real e o futebol dos anos 30

                               O Notícias de Vila Real, numa das suas edições de Outubro de 1932, dizia na sua Crónica de Desporte:

“… ainda não fomos informados da data da inauguração da época de futebol nesta cidade.
Parece-nos que o popular desporto, que tantos adeptos contava nesta localidade, tende a desaparecer, se um pulso férreo e uma vontade decidida, não surge a levantar o anémico doente…”



                A época 1933/34

               
                               Em Fevereiro de 1934 o Notícias de Vila Real dava conta de um jogo de estudantes no campo da Forca, entre a Associação Académica do liceu local e a Escola Comercial, e elogiando estes atletas, ia dizendo que os clubes da cidade, com muito maiores responsabilidades, ainda não tinham dado acordo de si, o que deixava antever que a época estava em risco.

                               Em Março falava-se de uma eliminatória para o Campeonato de Portugal, com jogos entre o Sport Clube e o Mirandela. Vitória daquele em casa por 8-0, e derrota em Mirandela por 2 a 1, com mosquitos por cordas, e armas pelo meio!
                              Apurado o Vila Real, joga este em casa com o Boavista, a quem vence por 2-1. Apesar do protesto (não atendido deste), o Sport Clube apresta-se para jogar a 2ª eliminatória com a recepção ao Belenenses, que sai vencedor por 10-1, e sai também o Vila Real deste campeonato. A época encerra-se sem quaisquer competições internas.

Sem comentários: