Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Democracia" do Estado Novo

  Viseu – um clube que se extingue

MORTÁGUA

A situação da Escola Livre

Setembro, 21 – Nada se sabe ainda quanto ao futuro da Escola Livre de Mortágua, o clube mais popular da região e conhecido em todo o centro do País.
Encerrada a sua sede pelas autoridades – incidente que se verificou devido a informações tendenciosas, que pessoas de evidência no meio, procuram esclarecer – não pode calcular-se se o clube terá que ser dissolvido, ou se poderá seguir o caminho que brilhantemente percorre há 18 anos.
Com larguíssima folha de serviços à causa desportiva, organizador e de provas importantes no desporto nacional, como o Mortágua- Viseu – Mortágua em ciclismo, disputado anos seguidos, nos tempos heróicos do pedal, como as Taças “Portugal -América” e “Maria Cristina” em tiro, que trouxeram a Mortágua a fina flor dos atiradores portugueses; praticando football, atletismo, ciclismo, basquet, tiro, etc, contando campeões regionais em alguns desportos, e chegando mesmo a ter um seu associado campeão de Portugal em tiro, não é sem mágoa que os mortaguenses, decerto acompanhados pelos inúmeros clubes e desportistas com ele relacionados, verão desaparecer o velho clube preto e branco.
Os nossos votos são porque uma justa apreciação se faça à obra e actividade passada e presente da Escola Livre, e o popular clube continue a ser o guia seguro do nosso desporto.

(ver jornal Os Sports de 27 SET 1937)

nota –

A introdução do futebol em Mortágua ficou a dever-se à Escola Livre de Mortágua, fundada em 9 de Abril de 1919.
Em 1937 a Escola Livre de Mortágua, que se propunha fins não só educativos como culturais, foi forçada a desaparecer pelas forças políticas dominantes, permitindo apenas a subsistência do seu sector desportivo mas sob outra designação. Assim, surgiu o Mortágua Futebol Clube em 27 de Abril de 1937, tendo os seus estatutos sido aprovados em 28 de Novembro do mesmo ano. Um caminho bastante longo percorrido com altos e baixos, mas procurando através do tempo marcar uma posição relevante dentro da panorâmica desportiva distrital.



Sem comentários: