Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Lisboa em 1927

Com a criação da FPF, sucessora da União Portuguesa de Futebol, veio também alguma reorganização do futebol, que até aí, era do improviso que fazia o seu dia-a-dia.

Na AF Lisboa, deixaram de fazer-se os torneios de competência, que apuravam para o Campeonato de Portugal, e passou a assentar nos distritais o escrutínio dos concorrentes.
No intuito de congregar vontades, e chamar a si aqueles pequenos clubes, que faziam do acaso a sua militância desportiva, organizou-se o primeiro “Campeonato Especial de Preparação”, afinal, o primeiro campeonato popular em Portugal. Tinha 4 categorias e juntou 58 clubes.
Probidade Atlético Clube, Sporting Clube do Intendente, Clube Atlético do Campo de Ourique (o célebre CACO), União Varejense Futebol Clube, Penha Futebol Clube, Grupo Desportivo da Cuf, Atlético Clube de Lisboa, foram alguns daqueles, e que nos dão um adequado retrato do futebol de então.


Sem comentários: