Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lisboa 1936 - Fósforos e Avenidas

     Vida Desportiva –

(Diário de Notícias 20 JAN 1936)

Foot Ball

O Campeonato da II Divisão foi
ganho pelos Avenidas


Terminou ontem o campeonato da II divisão da AFL, com a realização do jogo de desempate entre Avenidas e Vasco da Gama, os quais tinham totalizado o mesmo número de pontos, no final da prova.
O encontro foi favorável ao Avenidas por 1-0, e, “goal” feito por Paiva nas primeiras jogadas do desafio.
Até ao intervalo o Avenidas perdeu outras ocasiões de marcar, e o score não sofreu modificação.
Na segunda parte o domínio coube ao Vasco da Gama, mas o Avenidas soube defender a vantagem adquirida na primeira metade do jogo, não permitindo que o adversário fizesse sequer o empate.
Os times alinharam:

Avenidas – Bordalo, Abreu e Matos Pinto; Brandão, Lobato e Basílio; Gouveia, Alberto Silva, Manuel da Ema, Viegas e Paiva.

Vasco – Lopes, Albano e Luíz Araújo; Rogério Pita, Martiniano, e António Araújo; Gonçalves, Fernando Silva, António Silva, Costa e Pacheco.

Arbitrou António Augusto de Carvalho.

Posteriormente, os jogos de passagem foram entre o Fósforos e o Avenidas, que subiu de divisão à custa da vitória sobre aquele.

Sem comentários: