Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tolosa - a história do seu futebol

Nas minhas buscas por respostas ao percurso dos clubes que estão agora afastados do futebol, deparei-me com um blogue que falava de Tolosa, e da sua presença nas competições distritais.
Do que lá consta, e do que me disseram depois, fica uma completa resenha sobre o Grupo Desportivo da Sociedade Filarmónica, o posterior Grupo Desportivo, e todo o percurso de futebol naquelas paragens.

O documento.

Tolosa Blog's

Blogue de e para Tolosa

Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2011

Memória do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Tolosa




Há 10 anos (2000) a equipa de futebol de seniores do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Tolosa sagrou-se campeão distrital da 2ª divisão. A festa da consagração encheu o campo de futebol com centenas de adeptos e constituiu uma grande jornada desportiva e bairrista naquela localidade do concelho de Nisa.
Depois disso e após breve passagem pela 1ª divisão distrital, o entusiasmo com o desporto-rei  foi esmorecendo e o futebol acabou mesmo por se extinguir.
Pior sorte teve o campo de jogos, primeiro votado ao abandono e mais recentemente aproveitado para a realização de festas e provas de btt, conseguindo evitar que o camartelo municipal, por falta de verbas, não avançasse com o projecto megalómano de construção de um parque subterrâneo.
Seria a morte de uma estrutura desportiva que tanto custou a erigir, numa terra que teve sempre bons futebolistas, principalmente nas camadas jovens.
Que esta foto de festa e consagração possa levar os tolosenses a pensarem na revitalização do futebol, dando ao campo de jogos a utilização que este merece.
Tolosa precisa do futebol, da animação das tardes de domingo e de proporcionar aos seus jovens, a prática de uma actividade desportiva, que tantos êxitos proporcionou a esta terra.

Publicada por MMendes em 00:49 
  
3 comentários:

 jaime crespo disse...

Caro Mário:

Bons tempos, além de outros mais antigos, desde o campo da Boavista até à inauguração deste, os jogos aguerridos da INATEL primeiro, do Distrital depois. Os derbis com o Gáfete. Alpalhão e Nisa. As equipas jovens, enfim.
De fato a crise salvou o campo, não só do parque subterrâneo como do centro comercial para se venderem, quem sabe, ortigões.
Depois, quando tu, eu ou outro qualquer denuncia essas situações, os elefantes brancos, lá vêm os empresários do Novas Oportunidades e outros dos salários em atraso, acusar-nos de ignorância, oportunismo, e por aqui me fico...
assim se vê
a força da cmnê,,,

2 de Março de 2011 08:28

 victor sousa disse...

Boa tarde.

Foi só um bocadinho, mas o que aqui li vale dezenas de horas de pesquisa pelas memórias do futebol distrital.

Por ter muitas dúvidas, mas ver que aqui existe conhecimento profundo da realidade que busco, gostaria de saber:

No futebol distrital, e desde 1981 até 1996, com algumas falhas, foi o Grupo Desportivo da Sociedade Filarmónica quem competiu?

E este Grupo Desportivo, que o site da AF de Portalegre só o regista 2 anos, vem de que ano?

Esperando que a v/paciência me sirva de fonte de informação, aceitem os meus cumprimentos.

25 de Abril de 2011 19:18 

 jaime crespo disse...

Caro victor:

com algum, muito, atraso venho tentar responder a algumas dúvidas que aqui coloca, pois só agora, em tempo de férias tive tempo para dar uma volta maior ao blog e ver o que por cá anda, e como não sou administrador do blog, apenas colaboro quando posso, não tinha conhecimento deste seu comentário.
vou tentar ser sucinto. em tolosa existiram até ao momento 3 clubes de futebol mas em épocas distintas e ao fim e ao cabo sendo a continuidade do mesmo assumindo nova nomenclatura:
1 - antes do 25 de abril e a partir dos anos 50 (?) havia o clube da casa do povo de tolosa que com intermitências participava nos campeonatos organizados pela FNAT, organização que na época tinha a seu cargo o futebol amador não federado. a seguir ao 25 de abril, continua esse clube, participando agora nos campeonatos da INATEL. durante este tempo, tolosa apresentou-se em competição apenas com equipas de futebol sénior.
2 - por volta de 76,77 ou 78 (a memória já não tem a certeza), ligado à sociedade filarmónica que tinha em funcionamento a banda juvenil, com a perda de importância dos campeonatos da INATEL e talvez também para se demarcarem da casa do povo, os dirigentes da sociedade filarmónica criam e inscrevem na AFP, o grupo desportivo da sociedade filarmónica de tolosa, destinava-se em primeiro lugar aos músicos da banda e só 2 ou 3 jogadores de alpalhão e comenda é que não eram também músicos. participa em 2 ou 3 campeonatos de juvenis e com o fim da banda acabou também a equipa de futebol e fechadas as portas da sociedade filarmónica. neste tempo, o clube entrou apenas em campeonatos na categoria de juvenis e talvez uma em júniores, mas disso não tenho a certeza. as datas que refere, entre 1981 e 1986 é uma segunda reedição deste clube, já não ligado à sociedade filarmónica que na prática não existia, não tinha direção nem apresentava qualquer atividade, mas aproveitando o facto deste nome estar já inscrito na AFP, os dirigentes da altura resolveram inscrever-se com este nome evitando a apresentação de novos estatutos, bem como a inscrição de um novo clube. começa por competir apenas na categoria de iniciados e depois também em séniores, não sei se chegou a ter equipas noutros escalões, mas julgo que não e acho que não competiu ao mesmo tempo com duas equipas, ou seja, foi primeiro um clube só com iniciados e depois apenas com seniores.
3 - já nos anos 90, novos dirigentes imbuídos de novas ideias, dado que a sociedade filarmónica ou não tinha atividade ou voltara a ter mas apenas no âmbito da banda de música, resolvem cortar a ligação futebol / sociedade filarmónica e criam o "Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Tolosa", finalmente um clube desportivo, essencialmente de futebol e independente de outras tutelas como no passado (casa do povo e sociedade filarmónica). é nesta época que a prática do futebol atinge o auge em tolosa, chegando a apresentar em competição equipas nos escalões iniciados, juvenis, júniores e séniores (salvo erro). no ano seguinte ao título de campeão da 2ª divisão distrital, sem derrotas, disputa o campeonato da 1ª divisão no ano seguinte, correndo essa época muito mal e acabando por deixar de entrar em competições da AFP até hoje.
espero ter esclarecido alguma coisa.
cumprimentos

Jaime Crespo

26 de Julho de 2011 19:59

.

Sem comentários: